quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O que é side deck e sua importância

 Ola meus queridos leitores e leitoras aqui é o mais querido do clã isso mesmo eu (Top Secreto) ICE e estou cheio de postagens ultimamente como pode ser visto e esse ano como resolvi focar mais do que eu estou acostumado com o meta game essas postagens devem vim sempre. Como o titulo do post diz eu estarei falando hoje sobre o Side deck, uma parte essencial que é ignorada por parte dos duelistas (eu também ignorava) irei esta mostrando dicas de como montar um, o que ele é, como ele funciona, colocarei algumas das principais cartas para ter em um side e mais o que for necessário. Bem depois dessa apresentação vamos partir para a parte de aprendizagem, só clicar em continuar lendo.


O que é Side Deck: É um deck a parte em que depois do primeiro duelo dentro do Match (melhor de 3) você pode fazer substituições com o seu Main e/ou Extra Deck (antigamente apenas o Main Deck poderia ser alterado). O Main Deck deve conter até 15 cartas que podem varia de monster em geral (normal, effect, synchro, fusion, ritual, pendullum, Xyz) e também spell e Trap. Também é obrigatório que no inicio do próximo duelo do Match, o Side e o Main e Extra Deck contenham o mesmo números de cartas que do inicio do primeiro duelo.
Exemplo: eu tiro duas cartas do Main Deck e uma do Extra Deck e coloco no Side Deck,com isso terei que colocar no Main Deck duas cartas do Side e no Extra Deck uma carta do Side.
OBS: Mesmo sendo um Deck a parte, o duelista deve ter em mente que o Side é uma extensão do seu Main Deck.
OBS²: Dificilmente o Side é usado com cartas do Extra Deck, por isso daqui em diante estarei apenas usando o Main Deck como base na analise.

Como criar um Side Deck: Essa parte da analise estarei dividindo em alguns trópicos para melhor compreensão isso fará com que no decorrer da postagem vocês lembraram de cartas e terão uma grande noção do que estarei falando e quando chegarem ao fim do post não terão tanta ou até nem terão duvidas.

1° Observar e analisar o formato atual e o Meta Game.
 Eu costumo separar “Formato atual” de “Meta game”, porém muitos dizem que é a mesma coisa, vou dar uma passada no que cada um significa para mim, porém ire analisar sendo os dois a mesma coisa, isso para não complicar e nem estender muito a analise.
Formato atual: É o modo de jogo que esta dominando, as estratégias e estilo de jogo mais usado. Para simplificar mais um formato para mim é se o game esta voltado a muitos Special Summon, ou muito controle de campo e também tem os que usem bastante o cemitério.
Meta game: São os decks atuais que esta pegando sempre top e estão em tier 1. Basicamente são os decks que moldam o formato atual, sem os meta não teria um formato pré-determinado.
Resuminho: O Meta game forma o Formato de duelo e o formato acompanha o Meta game
 Pela minha denominação de “formato atual” e “meta game” deu para perceber o que irá ser observado e analisado, porém isso ainda não é o bastante há outra coisa que devem entender sobre o Meta Game ele é bem caro, com isso só os duelistas mais profissionais e os torneios mais profissionais terão uma ênfase maior para formar o Meta com isso se não for participar de nenhum torneio de grande expressão sua observação e analise sobre o meta é mais compacta a sua área de atuação, analise os decks mais usados na sua cidade, estado (pais e continente já uma parte grande e já o Meta mundial faz mais participação).

 Sabendo o que observar, fazer essa analise já é uma parte mais fácil. O que deve ser analisado é quais os principais combos do Meta e suas principais cartas, a arte de identificar isso é uma introdução para o “Meta Call” (sobre ele é assunto para outro post). Com todas as anotações em mão agora é a parte mais demorada e digamos chata, essa é a hora de colocar tudo que aprendeu sobre o Meta em seu Side e como já observou como o Meta funciona o que deve ser feito é achar cartas que façam o deck do seu oponente parar rodar, diminuir a velocidade dele ou até se proteger, com isso chegamos a mais um trópico.

2° Main deck e Side andando lado a lado.
 Já pela sua analise ficamos sabendo quais são os principais decks do Meta na sua região, qual a chance dele entrar no torneio e as principais cartas e jogadas. Sabendo disso tudo você estará agora na busca de cartas que focaram em impedir  adversário de usar tais jogadas e invocar esses monstros, mas isso ainda esta longe de acabar, pois além de conhecer os decks dos oponente, conhecer seu deck é um ponto crucial já que o que queremos é prejudicar o adversário e não comprometer o nosso deck.
Exemplo: Na verdade isso aconteceu comigo: um duelista pediu para eu analisar o DW dele, me mandou o print e eu estava analisando de boa o Main Deck e o Extra e o deck estava bem equilibrado e poderia fazer belas jogadas. Porém quando fui da uma olhada em seu Main deck vi Macro Cosmo na hora eu perguntei se ele estava de sacanagem comigo, pra quem conhece sabe que DW vive de Grave e Macro Cosmo simplesmente mata qualquer deck que use o Grave.
 Mesmo que a intenção é ser usada contra outro deck, se ela for ativada seu Deck também estará prejudicado e não faz nenhum sentido, então antes de colocar alguma carta no Side veja se ela te prejudica também e se isso acontecer analise o nível de problema para seu lado, dependo de como ela te prejudica até seria aceitável seu uso, porém não recomendo isso só disse para não passar sem falar que as vezes o que te fere mata o oponente (um custo-benefício).
 Um bom Side deve estar em sincronia com seu Main Deck e também com o Extra Deck, já que ela tem uma grande importância no duelo, mesmo sem cartas do Extra do Side ter em mente que as cartas do Side ajudam o Extra é um bom começo.
 Há uma maneira de dividir um Side deck, para melhorar sua compactação e adaptação ao estilo do duelista, o Side exerce algumas funções básicas a partir do game dois e estarei comentando sobre elas agora (não é outro trópico e sim uma continuação do segundo)
Adaptar ser ofensivo: Cartas que te deixam mais tranqüilo, seu oponente terá mais dificuldades de lidar com elas durante o jogo. Cartas que não exercem função sobre algum deck ou até ajudam o deck do oponente, devem ser substituídas por cartas mais ofencivas.
EX: Tirar Hand Destruction e colocar Macro Cosmo, quando estiver duelando contra DW
Se defender, adquirir recursos: São cartas usadas para a proteção do seu Main deck contra o Main deck do oponente e seu Side deck (mais uma vez o Meta call ajudando). Cartas que ajudam no controle do campo e também tiram vantagens no game 2.
EX: Esta de DW e ter a noção que seu oponente tenha Macro Cosmo no Side, com isso seu Side terá cartas como MST e Dust Tornado.

 Chegando nessa parte do post creio que já saibam bastante sobre Side e como Alterar ele, porém ainda falta mais um trópico também importante, mas até chegar essa parte da analise ele se torna bem compreendido e não tão importante assim.

3° Saiba o que tirar do Main e o que colocar.
 Sabemos que o Main deck e o Side deck devem anda lado a lado, mas apenas isso não é o suficiente e com isso aprendemos alguns estilos de uso do Side, agora falta fazer as substituições das cartas. Esse a é parte mais importante, mesmo aqui sua analise e experiência conta bastante, desde a primeira jogada do oponente você estará analisando o deck dele e ele o seu, com isso tenha me mente que ele estará com um deck para o game 2 para acabar com o seu, analisando isso e já com a noção que você sofrerá com o oponente, tirar alguma carta e colocar outra para proporcionar um equilíbrio é importante depois disso iremos tirar as cartas que na estão impondo função e nem irão impor no game 2 e substituímos por outras que aumentaram o nosso controle de campo.
 Essa parte de substituição de cartas já não deve ser mais complicada, porém tem que ser explicada, colocar cartas que te ajudam e não favorecem o oponente é o objetivo, e também não tirar uma carta do seu deck que fará uma grande mudança nele estragando suas jogadas (não adianta tirar o único Dark no main para colocar Allure) e com o extra a mesma coisa, tirar todos os level 3 e ter o Extra lotado de Rank 3, voltamos para a observação que seu Main e Extra devem andar juntos com o Side.


 Já com os trópicos encerrados irei entrar na ultima parte e mais rápida do post, irei deixar algumas cartas para serem utilizadas em Side contra o Meta e também contra o Formato atual.
Thunder King Rai-Oh: Mesmo limitado é sempre bom o ter no Side, já que quando em campo ele impede ambos os duelistas de buscarem cartas no deck, e vários decks estão tendo uma grande velocidade com efeitos de busca. Outro ponto forte dele é que quando exatamente um monstro do oponente é Special Summon, você pode o enviar ele do campo para o cemitério e assim negar o Special Summon e destruir o monstros.
Spell Shattering Arrow: Vários decks trabalham com Spell continuas e a “SSA” é uma boa carta contra isso, já que destrói todas as Spell face-up do seu oponente  e de quebra o da 500 de dano por cada carta destruída.
Torrential Tribute: É uma carta para destruição em massa, seu oponente faz aquela Pendulum Summon incrível e você simplesmente limpa o campo inteiro com seu efeito
Vanity’s Emptiness: Essa é uma carta mais leve podemos dizer assim, não destrói os monstro, mas impede que seu oponente faça Special Summon e em um formato que o Special Summon em massa é determinador num duelo, essa carta pode fazer muitos estragos o problema é que você também não pode fazer Special Summon, mas é um efeito aceitável.

 Irei lista uma combinação que pode dar muita dor de cabeça ao seu oponente e que não seria nada mal a ter no side.
Deck Lockdown + solomn’s Lawbook: Com o efeito da Lockdown ninguém pode adicionar cartas do deck para a mão a não ser por Drawing, porém após a segunda Standby Phase (SP) ela é destruída, já o efeito da Lawbook pula a sua próxima SP. Um detalhe que eu não sabia, mas depois de muito tempo testei junto com o alucard, foi que se eu pular uma SP a contagem da Lockdown para e com isso ela fica permanentemente em campo até ser destruída por outra carta. Esta ai uma dica para quem não jogo buscando carta no deck e tem que enfrentar esse tipo de deck.

Outras cartas que podem ser usada de Side são:
Maxx “C”: Mais importante se vier no primeiro turno, onde pode cancelar o special Summon do seu oponente já que se ela não foi te dar um OTK não há pra que ele de favorecer com uns Draws a mais.
Mstical spece Typhoon: É mais para controle de jogo, destruir aquela Spell ou Trap que seu oponente esta usando para te travar no duelo.
Fairy Wind:  Exerce a mesma função da SSA porém ela destrói traps face-up também e o dano é de 300 e não de 500.
Temos várias outras cartas muito boas para side deck, deixarei abaixo um print com as cartas listadas e também outras que podem ser usadas.


Bem com paciência vocês montaram um grande Side para vencer vários torneios, tenha paciência e calma na hora de escolher suas cartas e faça uma pesquisa bem detalhada, pois na história a várias cartas esquecidas que podem fazer grandes estragos em grandes decks do momento. Bem galerinha vou ficando por aqui, pedidos, dicas, reclamações é só comentar que eu leio e respondo, estou também estudando a possibilidade de estar postando sobre o Meta Call, mas é uma possibilidade de postar se tiver bastante pedidos já que não difere muito do que eu disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário